COMUNICADO Nº 04

(Resumo da reunião e do Manual)

 Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos.

Gabriel Chalita

Sr. Responsável,

A participação dos pais é um dos princípios que fortalece a nossa ação pedagógica junto aos estudantes e a nossa proposta de gestão escolar. Assim, agradecemos a presença de vocês na reunião e aproveitamos a oportunidade para passar o resumo dessa, cujo objetivo é enfatizar o que foi discutido e informar aos ausentes os temas abordados (para os faltosos, estão indo em anexo uma mensagem do filho para a família- início do Projeto Família).

 

1.HORÁRIO DAS AULAS:

Matutino:                         

F2: 7:10h às 11:40h, exceto no dia da 6ª aula, porque eles saem às 12:30 horas

F1:  7:30 às 11:30 h

Vespertino: Ensino Infantil e F1: 13 às 17 horas.

Sobre atrasos: Após o terceiro atraso, os familiares serão notificados do prejuízo educacional do aluno. Em caso de reincidência, o aluno deverá retornar à sua casa. Lembrando que a pontualidade do ensino infantil também se faz necessária e importante para o andamento do trabalho. Fiquem atentos e leiam o manual!

 

2.FARDAMENTO:

O uso do fardamento durante as aulas no turno oposto, quando necessário, nas atividades extracurriculares e nos sábados letivos é obrigatório.

Obs: Em caso de reincidência (três vezes) do não uso da farda, o aluno não assistirá à aula e os pais serão notificados.

Quanto ao calçado, o aluno deverá usar tênis e/ou sandália fechada. Está vetado rasteirinhas, tamancos, havaianas ou similares.

 

3.AVALIAÇÃO:

Sendo a avaliação processual, contínua e abrangente, tudo é importante para a composição da nota. Portanto, o acompanhamento e orientação dos pais para a realização das atividades ajudará o aluno na obtenção de um bom resultado escolar. Favor acompanhar a ficha dos alunos do F1 e F2 (citada em reunião).

Recuperação Paralela: Este ano retornamos à recuperação paralela. Ela acontecerá no final de cada unidade, caso o aluno necessite.

Segunda chamada: A Lei nº 7102, de 15/01/79 ampara, para realização de provas de 2ª chamada, os casos de doença, luto, casamento (do aluno), convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos.

 Importante:

  • A responsabilidade pela inscrição para a 2ª Chamada é da família e não da escola. A família deverá procurar a escola em 48 horas antes ou depois da realização da atividade avaliativa.
  • Nos sábados letivos trabalharemos exclusivamente com matemática e português.

Atividade de casa: A tarefa tem a função de sistematizar o aprendizado da sala de aula, antecipar, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos; portanto fiquem atentos a sua realização, inclusive para o ensino infantil.

4. INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA:

“A família educa para a vida privada e a escola prepara para a coletiva. São espaços educativos distintos, o que exige uma constante parceria entre ambos (pais x escola). Parceria esta que resultará no crescimento intelectual, social e pessoal do seu filho, nosso aluno.” Logo, fiquem atentos as nossas ferramentas de comunicação, como: redes sociais, avisos físicos e o aplicativo Pluri Conect (favor baixar em seu celular).

Atenção:  Alguns alunos, principalmente os do F2, costumam não entregar os avisos aos responsáveis.

 

5. EVENTOS E PROJETOS:

Os eventos permitem a socialização e a confraternização entre a escola e a família, como também transmitem os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as unidades. Seja um grande incentivador quanto à participação do seu filho nos eventos e projetos!

Obs.: Será acrescida uma pontuação na média pela participação dele (avaliação qualitativa).

 Nota: Fiquem atentos aos nossos circulares, pois para uma boa organização dos eventos precisamos da resposta dos responsáveis quanto à participação dos alunos. Ficou definido em reunião que o F1 será convidado a participar da comemoração do dia dos pais e das mães, além do dia da família, e que o evento do São João continuará com o mesmo formato de 2019, porém em horário distinto para cada segmento.

 

6. NORMAS DE CONVIVÊNCIA: É terminantemente proibido o uso de quaisquer objetos estranhos à proposta da aula, salvo quando solicitado pelo professor (celulares, brinquedos, MP3, revistas, games, atividades de outras disciplinas, etc.).

Obs: Para o Ensino Infantil e 1º ano, é permitido “brinquedos” apenas na sexta-feira (desde que não sejam brinquedos de alto valor). Para as demais séries, serão permitidos diante de uma solicitação específica do professor.

 

7. RECESSO DE CARNAVAL: Como determinado no manual e citado em reunião, nosso recesso de carnaval acontecerá entre os dias 24 a 28 de fevereiro. Dia 02/03/2020, retornaremos as atividades normais.

 

8. GRUPOS DE WHATSAPP ESCOLAR, O FAMOSO “ZAP ZAP”: O grupo tem por objetivo promover a troca de informações sobre as atividades pedagógicas e sobre o andamento do colégio, inclusive eventos.

 Nota:

  1. Se você já participa de grupos só de mães, aproveite para socializar a sua experiência como mãe, não para fortalecer a sua insatisfação diante de algo. Não cultue a agressividade ou intolerância tão gritante entre as pessoas atualmente.
  2. Se você participa do grupo de mães com a professora da sala, utilize-o de forma sensata, dentro do horário permitido e caso você tenha alguma insatisfação com o colégio ou mesmo com a professora, fale apenas com as partes interessadas; a boa convivência agradece.

Colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos, caso precise.

A Direção