Furnas é uma empresa de economia mista, subsidiária da Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, dedicada a geração e transmissão de energia elétrica. O sistema de Furnas conta hoje com 17 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, três parques eólicos, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 62 subestações. Empreendimentos construídos com recursos próprios e em parceria com outras empresas. Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa por esse sistema, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia através das hidrelétricas.

A empresa garante o fornecimento de energia para locais onde estão situados 63% dos domicílios brasileiros, que respondem por 81% do PIB nacional.

Com a preocupação do consumo excessivo do ser humano nos dias de hoje, a empresa vem desenvolvendo o Programa Furnas Educa, conscientizando as crianças e jovens sobre a preservação do meio ambiente e o uso racional de energia elétrica. Com isso, em parceria com o Portinari, a empresa esteve ministrando a palestra em nossa instituição.