Skip to Content

Ético
Pais

Sem títuloA volta às aulas traz à tona uma das questões mais incômodas para pais de estudantes em todos os níveis de ensino: como ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los cultivar o apreço pelo estudo? Para tarefa tão complexa, não existe uma fórmula mágica que, aplicada à risca pela família, resultará num aluno exemplar.

“Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família. E isso se faz sentir, positivamente, por toda a vida adulta”, diz o economista Naércio Menezes, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e autor de um recente trabalho sobre o assunto no Brasil.

Muitos pais se angustiam porque não têm a menor ideia de como responder a dúvidas de matemática ou física. Mesmo quando dominam um assunto, ficam na dúvida: até que ponto prestar ajuda quando são requisitados? Na verdade, tudo o que é necessário é incentivar uma leitura mais atenta do enunciado, indicar fontes de pesquisa ou estimular uma nova reflexão sobre o problema. Jamais dar a resposta certa, procedimento cuja repetição está associada à queda no rendimento do aluno. “Participação exagerada só atrapalha. A independência nos estudos deve ser cultivada, e não tolhida”, diz Maria Inês Fini, doutora em educação.

Os especialistas concordam que não cabe aos pais agir como professores em casa – confusão comum, e sem nenhum reflexo positivo. O que sempre ajuda, aí sim, é demonstrar, desde cedo e de forma bem concreta, quanto se valoriza a educação, essa talvez a maior contribuição possível da família.

Listamos dez principais descobertas dos especialistas sobre quando e como os pais podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los alcançar um desempenho melhor nos estudos:

1. Ter livros em casa
2. Reservar um lugar tranquilo para os estudos
3. Zelar pelo cumprimento da lição
4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa
5. Preservar o tempo livre
6. Comparecer à reunião de pais
7. Conversar sobre a escola
8. Monitorar o boletim
9. Procurar o colégio no começo do ano
10. Não fazer pressão na hora do vestibular

 

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/licao-casa-pais-489351.shtml

 

.