Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos.                                                                                         

Gabriel Chalita

Sr. Responsável,

A participação dos pais é um dos princípios que fortalece a nossa ação pedagógica junto aos estudantes e a nossa proposta de gestão escolar. Assim, agradecemos a presença de vocês na reunião e aproveitamos a oportunidade para passar o resumo da mesma, cujo objetivo é enfatizar o que foi discutido (Manual do Aluno) e informar os ausentes sobre os temas abordados.

  1. HORÁRIO DAS AULAS:

 Matutino:

– Ginásio: 7:10 às 11:40  horas

– Primário: 7:30 às 11:30 horas

 Vespertino:

– Primário e ginásio: 13:00 às 17:00 horas

*Os portões serão abertos a partir das 07:00 e 13:00 horas respectivamente. As aulas terão início pontualmente nos horários estabelecidos acima.

Tolerância para eventuais atrasos:

Ginásio: 10 minutos na 1ª aula e 05 minutos na 2ª aula

Ensino Infantil e Primário: 15 minutos

Obs.: Após o terceiro atraso, os familiares serão notificados do prejuízo educacional do aluno. Em caso de reincidência, o aluno deverá retornar à sua residência, sendo necessária a presença dos responsáveis para orientações; como também será cobrado multa para família se o  aluno permanecer nas dependências do colégio após o horário de saída. Fiquem atentos!

  1. FARDAMENTO:

O uso do fardamento durante as aulas, no turno oposto quando necessário, nas atividades extracurriculares e nos sábados letivos é obrigatório:

  • Blusa e short ou calça padronizados

Obs: É aceito calça jeans azul sem detalhes

  • Tênis: azul claro ou marinho, preto, branco, cinza e marrom;
  • Meias brancas ou pretas.

Obs: Em caso de reincidência (três vezes) do não uso da farda, o aluno deverá retornar à sua residência e os pais serão notificados.

  1. AVALIAÇÃO:

Sendo a avaliação processual, contínua e abrangente, tudo é importante para a composição da nota. A média é 07 (sete) por unidade, totalizando anualmente 28 pontos. Portanto, o acompanhamento e orientação dos pais para a realizaçãodas atividades ajudará o aluno na obtenção de um bom resultado escolar.

 Avaliação escrita: Serão aplicadas 4 PIs (Provas integradas) durante a unidade e as olimpíadas no final desta.

 Recuperação Semestral: Além da recuperação no final do semestre, o aluno terá acesso a recuperação contínua.

 Atividades das unidades: São as atividades diárias, como tarefas de classe e casa, seminários, projetos, maquetes, pesquisas, prova oral, prova integrada e olimpíadas ou outras atividades que o professor queira aplicar como avaliação.

Nota: A tarefa de casa tem a função de sistematizar o aprendizado da sala de aula, antecipar, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos, portanto fiquem atentos a sua realização.

Obs: A Lei nº 7102, de 15/01/79, ampara, para realização de provas de 2ª chamada, os casos de doença, luto, casamento (do aluno), convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos.

  Importante:

  • A responsabilidade pela inscrição para a 2ª Chamada e Recuperação Semestral é da família e não da escola. A família deverá procurar a escola em 48 horas antes ou depois da realização da atividade avaliativa.
  • Lembramos que nos sábados letivos serão realizados os projetos.
  1. INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA:

“A família educa para a vida privada e a escola prepara para a coletiva. São espaços educativos distintos, o que exige uma constante parceria entre ambos (pais x escola). Parceria esta, que resultará no crescimento intelectual, social e pessoal do seu filho, nosso aluno.”

E essa parceria acontece através de:

  • Cartas, circulares, comunicados, etc.;
  • Portinari On-Line de fácil acesso e navegação;
  • Boletim escolar;
  • Agenda On-Line;
  • Reuniões pedagógicas.

Obs.: Visitem constantemente o site do Colégio, o Facebook ou entrem em contato com a secretaria, pois alguns alunos, principalmente os do ginásio, costumam não entregar os avisos para os responsáveis.

  1. EVENTOS E PROJETOS:

Os eventos permitem a socialização e a confraternização entre a escola e a família, como também transmitem os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as unidades. Seja um grande incentivador quanto à participação do seu filho nos eventos e projetos!

Obs.: Será acrescida uma pontuação na média pela participação do mesmo.

 Taxas Extras:

Serão cobradas taxas extras para alguns eventos e lembranças (Páscoa, dia das mães, festa Junina, dia dos pais, semana da criança, festa de encerramento, Natal, de acordo com a definição da atividade a ser realizada).

Nota: Fiquem atentos aos nossos circulares, pois para uma boa organização dos eventos precisamos da resposta dos responsáveis quanto à participação dos alunos.

  1. PROJETO AUTONOMIA:

Retomaremos nosso “Projeto Autonomia”, então orientem, incentivem a responsabilidade, a independência do seu filho e evitem ficar na porta da sala.

Dica: Acompanhe seu filho diariamente nos estudos, inclusive nos acessos a Internet.

  1. NORMAS DE CONVIVÊNCIA:

Dentre os “combinados” realizados entre alunos e professores, é terminantemente proibido o uso de quaisquer objetos estranhos à proposta da aula, salvo quando solicitado pelo professor (celulares, brinquedos, MP3, revistas, games, atividades de outras disciplinas, etc.)

Obs:

  1. Para o Ensino Infantil é permitido “brinquedos” apenas na sexta-feira (desde que não sejam brinquedos de alto valor)
  2. Alguns professores usarão o facebook para tarefas escolares, monitore quando seu filho for solicitado.

Atenção!  O sorteio do módulo ficou para ser realizado no nosso próximo encontro.

Colocando-nos a disposição para maiores esclarecimentos, agradecemos a colaboração.

 

.