Iracema é um romance da literatura romântica brasileira publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor.
O romance possui como casal protagonista Iracema e Martim. O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro. Ele não tem nenhuma reação ao ataque de Iracema e, ao ver que ele não possui nenhum tipo de má intenção, parte para acudi-lo. Esse guerreiro chama-se Martim. Eles vão juntos até a tribo de Iracema, chamada de tabajara. Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são levadas até ele por Iracema. Ele recusa e decide ir embora da tribo. Entretanto, Iracema vai atrás dele, pedindo para ele voltar. Martim aceita. Começa nesse momento uma troca de amor mútuo. À noite, passeiam pelo bosque e ficam muito próximos. Um guerreiro tabajara avista a proximidade dos dois. Ele tenta ferir Iracema e acaba ferindo Martim.
É importante porque valoriza nossa terra, nossa gente, nossa língua, com a presença do indianismo na literatura brasileira. Obra fundamental na formação da nacionalidade brasileira. Além disso, reúne diversos recursos linguísticos.
Deixar comentário
Ao enviar um comentário você concede ao Colégio Cândido Portinari uma licença perpétua para reproduzir suas palavras e nome/website na atribuição. Comentários inadequados e irrelevantes serão removidos a critério da coordenação. Seu e-mail é usado apenas para fins de verificação, jamais será compartilhado.