teia-de-aranha-no-posto-640x320A aranha é um animal muito singular, que atrai atenção das pessoas, principalmente as que fazem teias enormes. Ela é um artrópode, tem oito pernas, algumas injetam veneno, a aranha é bem diferente dos insetos, elas não tem antenas, produz uma seda na qual fazem as teias que é produzido pelas glândulas produtoras do animal, elas são usadas na captura de insetos para a alimentação própria. Mas nem todas as aranhas precisam de teias para capturar as presas, algumas aranhas, principalmente as maiores não são capazes de tecer o fio. As teias de aranha parecem ser assustadoras, principalmente as bem grandes, não é atoa que elas fazem parte de cenas de filmes de terror e muitas pessoas decoram a casa com “teias” na época do Hallonween. No lago Tawakoni State Park que fica no Texas tem uma teia de aranha gigante, são cerca de 183 metros de teia espalhadas em sete arvores e vários arbustos. É bem assustador.

Lake-Tawakoni-State-Park-teia-de-aranhaPara nós a teia da aranha pode parecer fraca, mas para os insetos não é, e dependendo da aranha a teia é ainda mais forte capaz até de parar um besouro voando bem rápido. Segundo alguns especialistas se a teia tivesse a grossura de um lápis seria capas de parar um avião de passageiros em pleno voo.

Veja mais curiosidades:

 

  • Um fio de teia tem aproximadamente 0,00015 milímetros de espessura, o mais fino já calculado tinha 0,000002 milímetros;
  • A aranha do gênero Nephila produz a fibra natural mais forte já encontrada;
  • Uma aranha não produz apenas um tipo de teia, ela produz de 3 a 7 tipos diferentes e cada uma possui uma função como: construção de teia, proteção dos ovos, transporte e outros;
  • As aranhas também reciclam suas teias, elas comem as teias que não vão usar mais aproveitando a proteína e assim produzem mais teias sem gastar mais.

Fonte: http://curiosomundo.com.br/a-teia-da-aranha-curiosidades/